SOBRE A BIENAL

PATRÍCIA BRITO-KNECHT

Curadora

A BIENAL BLACK BRAZIL ART é uma iniciativa inédita com o objetivo de criar uma plataforma de diálogo, networking e compartilhamento de conhecimento entre a produção de arte de artistas mulheres negras ou inspiradas nelas, baseada na empatia como ferramentas de cooperação e diálogo e, o que está sendo produzido no meio acadêmico. 

 

A proposta da Bienal Black Brazil Art nasceu de um mapeamento que já vem sendo realizado há mais de 15 anos sobre o caminho da arte produzida por mulheres ou inspirada nelas; essa pesquisa vem sendo realizada somente na região sul. Segundo levantamento extraído da mídia geral, as mulheres têm dominado o campo dos estudos culturais há muito tempo em todo o mundo. Preenchemos as fileiras dos cursos de Belas Artes, História da Arte, Museologia, Literatura e Cinema e ganhamos as mais altas homenagens. Onde as boas práticas prevalecem - como critérios de seleção transparentes e avaliações - a presença de mulheres em posições de liderança cultural é proporcional à sua predominância na educação. No entanto, quando critérios de seleção entram em jogo, como nomeações diretas ou interesses pessoais, cargos em conselhos entre outros, os homens monopolizam a maioria dos cargos de poder e de tomada de decisão graças à persistência de modelos ultrapassados. 

 

Incomodada com essa invisibilidade, o Instituto Black Brazil Art que atua de forma colaborativa com diversos profissionais das artes e que carrega em seu currículo exposições dentro e fora do Brasil, premiações e também residências, resolveu criar a Bienal Black Brazil Art e chamar a academia para um diálogo transversal entre a produção, visibilidade artística, inclusão social com recorte de gênero. Queremos priorizar a participação das mulheres no sistema de arte. Apoiando a igualdade real e efetiva de homens e mulheres em todas as areas de artes visuais, públicas ou privadas, ajudando a combater a discriminação de gênero no campo artístico e intelectual.

 

A proposta é reunir diferentes protagonistas no cenário das artes, desmistificando a rota artística produzida há décadas sobre o eixo Rio-São Paulo. Também é descentralizar a arte e fragmentá-la na região Sul, criando espaços de debates críticos e propiciando trocas através de residências internacionais.

Mulheres (in)Visíveis

 

O sucesso de políticas públicas para superação das desigualdades sociais só é possível hoje, através da educação e de aparelhos e ferramentas culturais presentes em nossas metrópoles. Uma política cultural verdadeira, que incorpore a diversidade da vida social, só se faz com cultura para todos e não privilegiando alguns grupos minoritários. Pensando assim, a proposta da Bienal Black Brazil Art que vem sendo delineada através de um mapeamento das artes afro-brasileiras no sul do país, resolveu dar significado através de uma forma plástica e com um tema bastante atual, que é a (in)visibilidade de mulheres, principalmente as negras, no cenário das artes.

 

Com todo o advento que a tecnologia nos permite ainda assim, existe uma camada muito espessa da sociedade desprovida do acesso e da inserção desses protagonistas no universo das artes. Muitos seguem desconhecidos ou associados a grupos marginalizados e outros tantos, esquecidos em suas raízes. A questão do gênero também está relacionada à parte mais íntima do ser humano: a identidade. A identidade individual está constantemente em conflito com o "ego social", uma tensão que a arte pode destacar - tanto por trazer elementos autobiográficos como por refletir a situação de comunidades ou grupos maiores - a sociedade. As artes que retratam (sob qualquer forma) um assunto tão sensível e íntimo quanto a identidade de gênero, têm um impacto profundo sobre os espectadores e podem levá-los a reconsiderar sua visão, seu olhar ou até mesmo sua própria identidade.


A questão de gênero é um bom exemplo das representações óbvias que limitam nossa visão da realidade - a divisão de transgênero/cisgêneros/não-binários/binário - a divisão dos papéis de gênero e sua falsa competição. A arte pode tornar essas discussões mais elaboradas e levar nosso pensamento a ir além das normas, hábitos, representações binárias óbvias que muitas vezes limitam nossa visão da realidade, mas também nossa imaginação. A partir dai, damos um passo para identificar a presença das mulheres na diversidade artística.

 

O reconhecimento da presença das mulheres como sujeitos na história da arte, o questionamento da ordem binária normativa do homem / mulher, a redefinição dos limites ligados ao gênero e estabelecidos pela sociedade, os debates sobre orientação sexual e a heteronormatividade e o reconhecimento das identidades LGBTI são elementos importantes nos debates atuais - e não poderiam estar de fora das narrativas artísticas. Com isso, a participação da população em geral, principalmente das mulheres negras, será crucial medir e mediar nesta bienal.


A participação no processo cultural, artístico e científico, constitui a espinha dorsal dos direitos humanos relacionados à cultura. Entender o acesso e a presença dessas mulheres no universo das artes, nos permite conectar a cultura com outros direitos, como acesso à informação, liberdade de opinião e expressão, educação, autodeterminação e associação. A Bienal Black Brazil Art não apenas criará mecanismos para reconectar essas mulheres e suas criações em cenário nacional, como estimulará jovens mulheres artistas a desenvolver seu potencial criativo e envolverá o fazer artístico referente à aprendizagem, instrução e programação baseada nas artes visuais tangíveis. Incluindo capacitação formal e não formal e treinamento em torno da dança, música, teatro e artes visuais, design, moda, fotografia, vídeo, cinema e animação, entre outros.

Com isso, abrimos os braços para acolher novos pensamentos sobre essa inclusão que só poderia ser unificada através de expressões artística e convidamos a comunidade das artes para se juntar nesse processo com novas possibilidades.

 

Patrícia Brito Knecht, Curadora.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now